Veja as 7 perguntas mais comuns sobre os sintomas da gripe!
A gripe, que é um dos tipos de infecção mais comuns entre os humanos, ainda é alvo de muitas dúvidas. Por exemplo, são comuns os questionamentos sobre o que é a gripe, quais os seus sintomas e as melhores maneiras de tratá-la.
Há casos, inclusive, que esse tipo de infecção, provocada pelo vírus Influenza, é confundida ou associada a outras condições de saúde. Isso acontece, principalmente, pelo fato de os sintomas da gripe também se manifestarem em outras doenças, como o resfriado.
Sabendo disso, além de conhecer os cuidados básicos para afastar a gripe, é importante estar bem informado sobre essa infecção, para agir do jeito certo. E vamos ajudar você com este conteúdo que traz 7 das principais perguntas sobre os sintomas da gripe.
Continue a leitura e aprenda sobre o assunto!
1. Quais são os sintomas da gripe?
Aqui está uma das perguntas mais recorrentes. Você sabe mesmo quais são os sinais desse tipo de infecção? Antes da resposta, é importante deixar claro que os sintomas da gripe podem variar bastante de pessoa para pessoa. Por isso, o diagnóstico preciso é sempre aquele dado por um médico.
Apesar disso, existem alguns sintomas que são bem característicos. Veja abaixo alguns dos principais sintomas da gripe:
febre;
indisposição;
dor de cabeça;
dor no corpo;
dor de garganta;
congestão nasal.
2. Quais as diferenças entre gripe e resfriado?
Gripe e resfriado são a mesma coisa? A resposta é não! A gripe está associada a uma infecção aguda no sistema respiratório, provocada pelo vírus Influenza.
Já o resfriado, apesar de ter sintomas bem parecidos com os da gripe, está relacionado a outros vírus, como é o caso dos rinovírus, do parainfluenza e do vírus sincicial respiratório (RSV).
3. Quais as diferenças entre os sintomas da gripe e os de Covid-19?
Outra dúvida que se tornou bastante comum é em relação às diferenças dos sintomas da gripe e os de Covid-19. De início, não há como negar que alguns sinais são similares, como febre, dor de garganta e dores musculares, no entanto, as causas dessas duas infecções são distintas.
A Covid-19 é causada por um coronavírus específico, o SARS-CoV-2, e pertence a uma família de vírus que também podem provocar resfriados menos graves e quadros similares àqueles ocasionados pela gripe (Influenza).
Por isso, alguns dos sinais mais leves comuns à Covid-19, ao resfriado ou à gripe podem ser parecidos e aliviados por medicamentos que não necessitam de prescrição. São aqueles indicados geralmente para sintomas de gripe e resfriado, como o Naldecon.
4. Qual o tratamento da gripe?
O Protocolo de Tratamento de Influenza, do Ministério da Saúde, recomenda para o tratamento da gripe a utilização do antiviral Fosfato de Oseltamivir, porém é mais direcionado a determinados grupos de risco (grávidas, idosos, pacientes com outras doenças importantes). Para os pacientes fora deste grupo de risco, existem outros tipos de medicamentos para alívio sintomático.
Nesse caso, uma das alternativas é o uso de Naldecon, que combate 7 dos principais sintomas causados pela doença. O medicamento contém Paracetamol, que age aliviando a dor de cabeça e a febre decorrentes de quadros infecciosos das vias aéreas superiores.
Além disso, contém Cloridrato de Fenilefrina — composto que age como descongestionante nasal, acabando com o desconforto causado pelo entupimento das vias aéreas — e Maleato de Carbinoxamina — responsável por eliminar um dos sintomas mais incômodos da gripe, que é a coriza.
5. Naldecon pode ser utilizado para o tratamento dos sintomas da Covid-19?
É importante deixar claro que, hoje, não há nenhum medicamento especificamente indicado ou aprovado para o tratamento (fora do ambiente hospitalar) ou prevenção da Covid-19. O que é possível é a utilização de alguns medicamentos para amenizar os sinais da infecção — que, em casos mais leves, se assemelham aos sintomas da gripe.
Assim, casos leves da Covid-19 podem incluir sintomas como febre, dor de garganta e dores musculares. Nessas situações, pode ser recomendado o uso de medicamentos que não dependem de prescrição, como o Naldecon, para alívio sintomático e melhora do conforto do paciente.
Naldecon é um medicamento indicado ao tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre, congestão nasal e coriza, que também estão presentes em infecções mais leves de Covid-19. Dessa forma, não é um medicamento que age contra o coronavírus, mas pode ser usado para alívio dos sintomas, visando ao bem-estar do indivíduo que tem essa condição clínica.
Como acontece com qualquer medicamento, são indispensáveis a leitura e o atendimento às instruções fornecidas na bula do produto. Em caso de dúvidas e na persistência dos sintomas ou na ocorrência de falta de ar, a recomendação é sempre buscar auxílio médico.
6. O uso de Naldecon deve ser suspenso em casos de suspeita ou confirmação de Covid-19?
Como já destacamos, Naldecon não age contra o vírus que causa a Covid-19, mas pode aliviar alguns dos principais sintomas. Dessa forma, com base nas informações atualmente disponíveis, não existem evidências científicas que apontam que o uso desse medicamento é capaz de agravar a doença.
Da mesma maneira, não há dados que mostrem que o medicamento é contraindicado ou que deve ter o seu uso interrompido ou suspenso. Em caso de evolução dos sintomas e piora do quadro ou falta de ar, a consulta ao médico é o caminho certo.
7. Qual a diferença entre Naldecon Dia e Naldecon Noite?
Naldecon é vendido em duas variações, cada uma com suas características e indicações. O Naldecon Dia não contém anti-histamínico, evitando a sensação de sonolência, sendo por isso indicado para o período diurno. É recomendado para combater os sintomas da gripe, como dores em geral, febre e congestão nasal.
Já o Naldecon Noite tem anti-histamínico (Maleato de Carbinoxamina), uma substância que pode causar sono. Por isso, é voltado ao período noturno. Pode ser utilizado para dores em geral, febre, congestão nasal e coriza.
Como você pôde perceber lendo este conteúdo, os sintomas da gripe são variados. Em certos casos, eles podem estar presentes em outros quadros de saúde, como nos resfriados ou mesmo nas infecções causadas por Covid-19. Logo, para cuidar da sua saúde da melhor forma, a orientação e o acompanhamento médico são sempre recomendados.
Quer saber mais sobre as indicações e benefícios de Naldecon? Conheça o site!
Referências:
Atualizações e recomendações sobre a COVID-19 – SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia)
Gripe (influenza): causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção – Ministério da Saúde, Brasil
Protocolo de Tratamento de Influenza 2017 – Ministério da Saúde, Brasil
Blog da Saúde – Ministério da Saúde, Brasil
Folha informativa COVID-19 – Escritório da OPAS e da OMS no Brasil