Qual é a diferença entre a gripe e a pneumonia na prática?
Você sabe dizer qual a diferença entre gripe e pneumonia? Muita gente tem dificuldade para identificar essas duas doenças porque elas apresentam alguns sintomas semelhantes, mas os quadros são distintos e existem características que ajudam a obter um diagnóstico.
Podemos começar pelo fato de que a pneumonia é uma condição mais grave que compromete a respiração e, muitas vezes, pode se manifestar depois de uma gripe.
Neste post, explicamos tudo que você precisa saber para conseguir identificar os dois problemas e se cuidar da melhor forma. Boa leitura!
O que é gripe?
A gripe é uma infecção provocada pelo vírus influenza¹. No Brasil, existem três variações dele, sendo:
tipo A: atinge humanos, cavalos, suínos, aves e mamíferos marinhos;
tipo B: é dividido em subgrupos, sendo os principais Yamagata e Victoria. Atinge apenas os humanos.
tipo C: é menos comum e provoca infecções mais leves, atingindo humanos.
Os quadros de gripe e resfriado são parecidos e ambos causados por vírus. Porém, os sintomas, no primeiro caso, se manifestam com mais intensidade, de uma forma repentina e por um período de tempo maior, sendo de 5 a 7 dias, ou até mesmo 2 semanas, enquanto os resfriados duram em média 3 dias.
O que é pneumonia?
Um detalhe que explica bem qual a diferença entre gripe e pneumonia é o agente causador de cada uma dessas doenças. A gripe é provocada exclusivamente por vírus, enquanto a pneumonia pode ser causada por esse microrganismo ou por bactérias.
Existem diversos patógenos que podem desencadear uma pneumonia², mas os principais são o Streptococcus pneumoniae, o Haemophilus, e o Mycoplasma. Além disso, essa doença pode se manifestar depois de um quadro de gripe, em função da queda do sistema imunológico.
A pneumonia é considerada mais grave do que a gripe porque o agente patógeno se aloja nos alvéolos dos pulmões, dificultando a troca gasosa e provocando dificuldade para respirar. Também acumula água nos pulmões; por isso, alguns pacientes precisam de internação hospitalar para receber tratamento.
Quais são os sintomas da gripe e da pneumonia?
A gripe provoca os mesmos sintomas do resfriado, mas geralmente com um pouco mais de intensidade e com a possibilidade de interferir nas atividades diárias da pessoa. Algumas manifestações que essa doença provoca são:
febre alta;
mal-estar geral;
coriza;
tosse com catarro;
irritação nos olhos e no nariz.
Também existem diferenças entre os sintomas de gripe e pneumonia, uma vez que no segundo caso ocorrem manifestações diferentes ou ainda mais graves, sendo:
espirros;
dores de garganta;
dores no corpo;
dor de cabeça;
tosse com catarro;
febre alta;
falta de ar;
dificuldade para respirar;
dor no peito.
É válido ressaltar que os sintomas podem variar em quadros de pneumonia viral e bacteriana.
Como evitar a gripe e a pneumonia?
Mais importante do que saber qual a diferença entre gripe e pneumonia é conhecer os meios de prevenir essas duas doenças³. Isso deve ser feito, principalmente, reforçando a imunidade. Uma alimentação mais nutritiva e balanceada é uma boa forma de fazer isso.
Além disso, mantenha as mãos sempre bem higienizadas e evite tocar o rosto. Também prefira não permanecer em ambientes fechados e aglomerados, além de evitar o contato com pessoas que apresentam sintomas de gripe ou resfriado.
Outro detalhe importante é buscar a ajuda de um médico ao perceber sintomas de gripe e pneumonia. É importante evitar a automedicação, porque o tratamento de gripe e pneumonia são diferenciados, uma vez elas são provocadas por diferentes microrganismos. Assim, é necessária a medicação ideal para não agravar o quadro.
Agora que você sabe qual a diferença entre gripe e pneumonia, pode identificar os sintomas de cada um desses problemas e o momento ideal de procurar ajuda médica. Lembre-se de que a prevenção ainda é o melhor caminho, então, é importante adotar hábitos e um estilo de vida mais saudáveis para fortalecer o sistema imunológico e evitar essas e outras doenças.
Compartilhe essas informações em suas redes sociais para que outras pessoas saibam diferenciar gripes e pneumonias.
Referências: