O que é um analgésico e para que serve?
Sentir dor é muito ruim, não é? Isso ocorre, pois essa é a maneira que o nosso corpo tem de nos avisar que algo não vai bem. Só que, quando a dor chega acompanhada de outros sintomas, como a coriza e a congestão nasal provocadas pela gripe, pode ser necessário o uso de um medicamento para o tratamento do quadro.
E você sabe o que é analgésico? Entende como essa substância atua no corpo e por que é combinada a outros princípios ativos para aliviar os sintomas das doenças?
Vamos falar do assunto aqui no blog: leia o conteúdo a seguir e tire as suas dúvidas.
O que é analgésico?
O termo “analgésico” vem do grego e significa “sem dor”. Assim, já fica bem fácil compreender que os analgésicos compõem um grupo de medicamentos desenvolvidos para aliviar a dor.
De modo amplo, na literatura médica1, são duas as principais classes de analgésicos, como você vai ver a seguir.
1. Não opioides
Dentro do primeiro grupo, encontramos alguns medicamentos de venda livre, isto é, que estão disponíveis sem a necessidade de prescrição médica. São exemplos disso os anti-inflamatórios não hormonais — como a aspirina e o ibuprofeno — e o paracetamol. Também estão na classificação de não opioides os analgésicos adjuvantes — medicações que não têm a analgesia como ação principal, mas agem no alívio da dor, como no caso dos antidepressivos e anticonvulsionantes.
Os não opioides ajudam a reduzir a inflamação, porém, não oferecem um resultado satisfatório no combate à dor intensa.
2. Opioides
O principal exemplo aqui é a morfina, extraída da papoula. Opioide é um termo genérico para classificar as medicações que, assim como a morfina, agem sobre os nossos receptores opioides, que em sua maioria se localizam no sistema nervoso central. As medicações deste segundo grupo são direcionadas para os pacientes que apresentam dor mais intensa. Como podem gerar efeitos colaterais severos, só devem ser utilizadas com prescrição médica.
Como o analgésico atua no corpo?
Você já se perguntou como o remédio sabe qual a parte do corpo que está doendo? Por que os mesmos medicamentos são indicados para uma ampla variedade de dores?
A dor é uma sensação de alerta do nosso organismo, que serve para nos proteger dos males do mundo exterior e, também, dos que nós mesmos podemos nos causar. Ou seja, se você for uma pessoa saudável, tem células nervosas especializadas distribuídas pelo corpo todo: os nociceptores.
Esses receptores sensoriais funcionam como as demais células nervosas, transmitindo sinais elétricos ao nosso cérebro. Porém, eles são ativados somente quando algo que pode causar dano acontece.
Então, o analgésico funciona bloqueando a ação desses receptores2, que não conseguem enviar a mensagem de dor ao cérebro. O medicamento não sabe qual parte que dói, mas assim que ele é ingerido e absorvido, entra na corrente sanguínea e, dessa forma, atua no corpo todo.
Outro ponto que vale a pena destacar é que esses remédios funcionam como uma analgesia, e não uma anestesia. Mas o que é analgesia e o que é anestesia? Veja só:
analgesia — os medicamentos utilizados apenas aliviam ou reduzem a dor, sem a perda da consciência;
anestesia — as substâncias são utilizadas em procedimentos médicos e podem ou não deixar o paciente inconsciente.
Por que os analgésicos são usados em medicamentos para a gripe?
Os analgésicos são muito utilizados em medicamentos que tratam os sintomas da gripe porque, entre as manifestações clínicas que o vírus Influenza provoca, está a dor generalizada pelo corpo.
Como as demais infecções virais, a gripe desencadeia uma reação no sistema imunológico que libera diversas substâncias inflamatórias. Quando isso acontece nos músculos, sentimos dor. Mas, como a musculatura é encontrada no corpo todo, a sensação é de dor generalizada.
Porém, a infecção também causa dores bem específicas, como de garganta e de cabeça. Mas, agora que você sabe o que é um analgésico e viu que ele entra na corrente sanguínea, já deve ter percebido como funciona o Naldecon, certo?
Dessa forma, o analgésico atua para aliviar sintomas de dores provocados pela gripe. Além disso, os analgésicos também atuam no combate à febre, outro sintoma decorrente do processo inflamatório nos quadros gripais.
Quais são as principais funcionalidades de um remédio analgésico?
Como explicamos, os analgésicos têm função de bloquear a sensação de dor no corpo, seja qual for. Então, para aliviar os sintomas da gripe, esses medicamentos são bastante eficientes.
Inclusive, alguns medicamentos, como o Naldecon, são bastante completos e combinam outros agentes poderosos para combater os sintomas: um descongestionante e um antialérgico (no caso do Naldecon Noite).
Ok, agora você sabe o que é analgésico e como funciona essa classe de medicamento.
Que tal compartilhar o post para que seus amigos também saibam disso?
Referências:
2 Inerp Neurologista, Como os analgésicos cessam a dor?, fev 16, 2018