Dores no corpo? Veja o que esse sintoma pode significar
A dor é sempre um sinal que merece atenção. Afinal, é um jeito de nosso organismo dizer que algo não vai muito bem. Quando falamos de dores no corpo e musculares, de modo especial, existem algumas causas principais.
Para contornar o problema e manter a saúde em dia, o diagnóstico correto é fundamental, pois as dores no corpo podem ter diferentes origens. Você vai conhecer as principais neste texto. Acompanhe!
Gripe
Em muitas pessoas, dores no corpo são os primeiros sintomas da chegada de uma gripe ou resfriado. Como essas são doenças virais, dominam todo o organismo de uma só vez. Como essa carga viral se espalha pelo corpo, o indivíduo sente uma dor muscular generalizada1.
Para melhorar a sensação, o tratamento para sintomas da gripe pode incluir o uso de analgésicos e medicamentos próprios para o combate dos sintomas da gripe, como o Naldecon, e a escolha de refeições leves e de fácil digestão, passando longe de alimentos industrializados enquanto durarem os sintomas.
O objetivo é garantir a recuperação do organismo por meio dos nutrientes presentes nos peixes, frutas cítricas, cenoura e oleaginosas e garantir mais conforto durante esses dias de corpo e mente pesados.
Dengue
Quando uma pessoa contrai dengue, ela pode ter um quadro assintomático ou apresentar uma evolução sintomática e, até mesmo, bem grave.
Os primeiros sintomas são febre alta e repentina. Depois, vêm as dores na cabeça e no corpo, seguida de fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas na pele2.
As opções de tratamento vão depender do estágio e da intensidade da doença. Casos mais graves podem exigir internação, mas a maioria é direcionada ao tratamento clínico ambulatorial, pois o tratamento medicamentoso requer mais cuidado nesses casos. A principal recomendação é fazer repouso absoluto e se hidratar com água, sucos, água de coco e soro caseiro.
Sedentarismo
Pessoas sedentárias são aquelas que não se exercitam, seja fazendo uma atividade física, seja se movimentando em outras funções, como subindo escadas ou varrendo a casa.
As consequências de uma vida sedentária são muitas, variando desde o desconforto com a própria aparência até o desenvolvimento de doenças crônicas. As dores no corpo estão incluídas nesse processo.
Além disso, quem passa muito tempo sentado ou até mesmo deitado, na mesma posição, pode desenvolver um problema postural e apresentar dor muscular. Inclusive, esses costumam ser os primeiros sinais de que você está levando uma vida sedentária e deve ficar alerta para não prejudicar ainda mais sua saúde.
Vale sempre lembrar a importância de adotar hábitos de vida equilibrados, com dieta variada e nutritiva e exercícios físicos — cuidados que manterão a saúde em longo prazo.
Seja qual for origem das suas dores no corpo, a manutenção da própria saúde é importante para prevenir esse e outros problemas. Por isso, além de adotar hábitos de autocuidado, sempre busque informações que contribuam para deixar sua vida em equilíbrio, combinado?
Se você gostou deste conteúdo e tem interesse em saber como superar a gripe sem grandes incômodos, o que acha de descobrir como funciona Naldecon?
Referências:
1 Cuidados pela Vida — Dores no corpo em casos de gripe e resfriado
2 Guia Básico de Dengue —Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.