Afinal, pegar sereno faz mal? Entenda

Afinal, pegar sereno faz mal? Entenda

Todos nós crescemos ouvindo que pegar sereno faz mal, pelo risco de pegar gripe e resfriado. As recomendações para não se expor em dias ou noites que o fenômeno acontece aumentam no inverno, claro, principalmente por causa da maior incidência de doenças respiratórias nessa época do ano.

Mas será mesmo que pegar friagem faz com que a gente fique doente? E o que fazer para se proteger, caso saia à rua em um dia muito úmido? Vamos falar a respeito disso por aqui! Boa leitura!

Afinal, pegar sereno faz mal?

Não! Tanto o frio quanto o sereno não fazem mal nem provocam doenças1. O que acontece é que, durante o inverno, época em que o fenômeno é mais comum graças às baixas temperaturas, também observamos que aparecerem mais casos de gripes e resfriados. Daí a associação entre as duas coisas.

O sereno (ou orvalho) é o vapor atmosférico que se condensa em forma de gotas, pela redução da temperatura ao final do dia e da noite. É o inverso do que ocorre no processo de evaporação, entende?

Essas gotículas de água não são capazes de provocar doenças — quem as causam são os patógenos, como vírus e bactérias. Mas a maior ocorrência de enfermidades respiratórias no inverno se dá porque os seus microrganismos causadores geralmente ficam mais ativos nesse período, simplesmente porque tendemos a nos aglomerar em lugares fechados1.

Como costumamos fechar os ambientes para nos protegermos das baixas temperaturas, a quantidade de pessoas e a falta de ventilação no local favorecem a transmissão dos patógenos e os casos de doenças aumentam.

O que pode acontecer se eu pegar sereno ou friagem?

A associação entre pegar sereno e ficar doente se deve, também, aos sintomas do resfriado que a maioria das pessoas manifesta quando se expõe a esse fenômeno. É comum, por exemplo, espirrar e ter coriza.

Porém, isso apenas demonstra uma hipersensibilidade às baixas temperaturas, e não que você instantaneamente pegou gripe. Se você se expor às baixas temperaturas e ficar com a garganta irritada ou perceber sintomas de gripe e resfriado, é provavelmente coincidência. Se você ficou doente, é porque já estava com o vírus antes.

Como garantir a minha saúde em momentos de exposição ao sereno?

É comum ficarmos mais vulneráveis a pegar doenças no inverno, por causa de outros fatores, como a redução do consumo de água e o ar muito seco, que resseca as mucosas do aparelho respiratório. Isso compromete a produção de secreções com anticorpos de defesa. Por isso, é preciso ter bastante cuidado com a gripe.

Mas tem vezes que é preciso se expor, não é mesmo? Como explicamos, o frio não causa a doença, mas pode provocar alergias e facilitar as infecções. Então, para garantir a saúde é importante se agasalhar bem, inclusive nas extremidades do corpo: pés, mãos e cabeça!

Com as roupas e os calçados adequados para o frio, um par de luvas e uma touca, você mantém o corpo quentinho e evita os efeitos das baixas temperaturas no organismo.

Muito bem, agora você sabe que pegar sereno não faz mal! Mas é bom não facilitar para os patógenos e manter bons hábitos para garantir a força do sistema imunológico, especialmente nos meses mais frios do ano.

Gostou das informações que trouxemos aqui? Compartilhe o post para que mais pessoas saibam disso também!

1 Portal Drauzio Varella